Voir cette page en français | View this page in English

Programa de Bolsas Mark Wainberg: Especialistas em prestação de serviços relacionados com o VIH
Muitos países africanos enfrentam uma necessidade não satisfeita de formação de médicos que desejam especializar-se em HIV. A subespecialização em medicina do VIH não é atraente para muitos jovens profissionais de saúde, o que contrasta fortemente com a necessidade de ter esse pessoal especializado e liderança nos países mais afetados na África Subsariana.
O Programa de Bolsas Mark Wainberg, uma iniciativa do Fundo de Educação da IAS, visa contribuir para a melhoraria da qualidade da prestação de serviços de VIH em ambientes com recursos limitados, oferecendo bolsas de dois anos para médicos da África Subsariana, que passarão um ano na Europa e um ano em África, em instituições clínicas. O programa irá oferecer formação aprofundada a médicos empenhados em desenvolver carreiras na prestação de serviços clínicos na área do VIH na África Subsariana, com o objetivo de reforçar o acesso a serviços de alta qualidade por parte das populações da África Subsariana, com uma abordagem de prestação de serviços centrada no cliente.
- Datas importantes
- Critérios de elegibilidade
- Conheça os bolseiros
A bolsa proporcionará formação especializada na prestação de serviços VIH a pessoas que vivem com VIH e SIDA, desde o diagnóstico ao tratamento e incluindo comorbidades. Dará particular ênfase aos cuidados adequados para os diferentes grupos de doentes, incluindo populações-chave.
Prevê-se que a bolsa ajudará a capacitar, fomentar a investigação clínica e desenvolver parcerias sustentáveis a longo prazo. O Programa de Bolsas Mark Wainberg irá recrutar profissionais de saúde “ambiciosos” para passarem tempo em centros especializados em VIH e ter a oportunidade de desenvolver suas competências clínicas e de investigação, bem como de obter um diploma de pós-graduação em VIH.
Para obter mais informações, consulte o Plano de Estudos.
Datas importantes
20 de janeiro de 2022: Convite à apresentação de candidaturas
20 de fevreiro de 2022: Prazo limite de candidatura à bolsa
Março de 2022: Entrevistas para os candidatos pré-selecionados
Finais de março de 2022: Notificações sobre a bolsa
Julho de 2022: Workshop de iniciação e desenvolvimento de capacidades para o bolseiro na 24a Conferência internacional sobre a SIDA (AIDS 2022).
3.º Trimestre de 2022: Os bolseiros passam para a instituição anfitriã
Para serem elegíveis para o Programa de Bolsas Mark Wainberg, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
- Grau de investigação final como médico (ou equivalente)
- No mínimo, dois anos de experiência clínica
- Trabalhar atualmente na África Subsariana
- Empenhado(a) em tornar-se especialista em VIH
- Falante de inglês, francês ou português.
Os bolseiros serão selecionados tendo em vista o seu potencial para agir como multiplicadores e disseminar os conhecimentos aprendidos (por exemplo, a outros médicos, enfermeiros, prestadores de serviços de saúde comunitários), para aumentar ainda mais o impacto do programa. No final da bolsa, os bolseiros devem ter competências que lhes permitam ser mentores e dar formação a outros bolseiros.
Tenha em atenção que os bolseiros irão receber um subsídio de subsistência durante o Programa de Bolsas Mark Wainberg, os candidatos devem garantir que têm condições financeiras para se inscreverem no programa de 2 anos antes de aceitarem a bolsa.
2020 – 2022
Kick Kayembe Kakese
República Democrática do Congo
Saber mais >
Mark Wainberg foi um pioneiro na investigação, defesa e avanços científicos no domínio do VIH. Foi presidente da Sociedade Internacional de SIDA (1998-2000) e é amplamente conhecido pelo seu papel na descoberta de que o medicamento 3TC poderia ser usado para tratar a infeção pelo VIH, em 1989.
Patrocinador
O Programa de Bolsas Mark Wainberg é possível graças a uma subvenção da ViiV Healthcare.

Mark Wainberg was a pioneer for HIV research, advocacy and scientific advancement. He was the President of the International AIDS Society (1998-2000) and is widely known for his part in the 1989 discovery that the drug 3TC could be used to treat HIV infection.
Supporter
The Mark Wainberg Fellowship Programme is made possible through a grant from ViiV Healthcare.
